CORPO DOCENTE | Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão

CORPO DOCENTE

Diretor do Mestrado: Paulo Luís Almeida, Professor Auxiliar, Departamento de Desenho.

Mário Bismarck, Professor Catedrático, Departamento de Desenho.

Cláudia Amandi, Professora Auxiliar, Departamento de Desenho.

Graciela Machado, Professora Auxiliar, Departamento de Desenho.

Pedro Maia, Professor Auxiliar, Departamento de Desenho.

Sílvia Simões, Professora Auxiliar, Departamento de Desenho.

O curso tem ainda um Programa Regular de Artistas, Designers e Professores Convidados.

 


user-avatar-picMARIO BISMARCK

Mário Bismarck é Professor Catedrático no Departamento de Desenho da FBAUP e Investigador no I2ADS. É co-editor da revista PSIAX dedicada ao estudo do desenho e da imagem, editada pela FBAUP, FAUP e EAUM.
Exposições recentes incluem “Loading Ekstasis ou Estudos fisiognomónicos ou Tableaux de chambre ou Teatro das paixões ou Têtes d’expression ou Pintura machista, misógina e malandra”. Galeria Cordeiros, Porto (2013); “4/3″, Galeria Cordeiros, Porto (2009); “Folhas de caderno ou alguns desenhos para não serem vistos como arte”, Centro Cultural Franco Moçambicano, Maputo, Moçambique (2004). Desenvolve trabalho de investigação na área dos processos de desenho, dos seus meios e técnicas, campos e funções.
É autor de vários ensaios sobre desenho, onde se incluem:
Bismarck, Mário (2014). “Narciso”. In Ferreira, António Quadros; Corbella, Domenic (Eds). AIGUA/ÁGUA. Porto/Barcelona: FBAUP/I2ADS e Universidad de Barcelona.
Bismark, Mário (2013). “Rasurar”, in PSIAX, 2, série II, Porto: FBAUP/I2ADS, FAUP, EAUM.
Bismark, Mário (2013). “Ver, fazer e pensar”. In Amandi, C.; Machado, G.; Maia, P. (eds.) (2014). Ver, Fazer, Pensar, Editar – Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Porto: FBAUP.
Bismarck, Mário. “Sulcar (Ou o Caçador Furtivo)” (2012). In Machado, Graciela (ed.) (2012). Da impressão ao Livro de Artista. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Bismarck, Mário; Silva, Vítor. (2012), “Desenhos do século XVIII e XIX”. in Laranjo, Francisco, et al (ed.) (2010). Cinco Séculos de Desenho na Coleção das Belas Artes. Porto: Universidade do Porto.
Bismarck, Mário (2010). “Pentimento ou o desenho abs-ceno ou o elogio do erro – Parte 2” . In PSIAX, 1, série II, Porto: FBAUP, FAUP, EAUM, 2010.
Bismarck, Mário (2008). “Pentimento ou o desenho abs-ceno ou o elogio do erro – Parte 1” . In PSIAX, 1, série II, Porto: FBAUP, FAUP, EAUM, 2008.
Bismarck, Mário (2008). “Disegnare é insegnare” . In PSIAX, 4, série I, Porto: FBAUP, FAUP, EAUM, 2008.

 


user-avatar-pic (3)CLÁUDIA AMANDI

Cláudia Amandi nasceu no Porto, 1968. É Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigadora no I2ADS. Desenvolve trabalho de investigação na área do desenho, ações e métodos de trabalho no processo criativo, e nos cruzamentos entre a escultura e o desenho. Doutorou-se pela FBAUP em 2010 com a tese intituladaFunções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo”, um estudo sobre o papel do desenho no processo artístico atual, partindo da análise de um conjunto de ações levadas a cabo no seu desenvolvimento e fundamentada em testemunhos práticos e teóricos de autores que utilizam o desenho nos seus processos.
Ao longo dos anos, o seu trabalho autoral foi convergindo para processos de repetição, interessando-se particularmente por aqueles que, na sua aparência mecânica de execução, deslocam o referente do resultado. Ações como aglomeração, variação, expansão, saturação e sobreposição de marcas e/ou materiais vão construindo malhas, imagens, matérias diferenciadas como sistemas de multiplicação de conteúdos. A sua exposição individual mais recente – MUITOS, Work in Progress – esteve no Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende, 2015.
Tem participado em projetos, conferências e publicações das quais se destacam:
Amandi, Cláudia (2012). “O Caderno e o Arquivo – o espaço das coisas(on-line). In Encontros Estúdio Um: Temas e objetos do Desenho #3 – Arquivo. (on-line), <http://www.estudioum.org/descarregar/encontros_estudioum_III_2012.pdf>, ISSN 2182-6749
Coordenação do Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP (2012-2014). Este projeto foi subsidiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais.
Amandi, Cláudia (2014). “Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP”. In Amandi, C.; Machado, G.; Maia, P. (eds.) (2014). Ver, Fazer, Pensar, Editar:  Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Porto:  FBAUP. ISBN: 978-989-746-035-7.

 


user-avatar-pic (4)GRACIELA MACHADO

Graciela Machado nasceu no Porto em 1970. É Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigadora no I2ADS.
O seu trabalho tem-se debruçado sobre práticas contemporâneas da impressão, com implicações das novas tecnologias digitais e procedimentos não tóxicos, e sua articulação com instrumentos e processos tradicionais. Desde 2008 vem organizando vários encontros internacionais neste âmbito, os dois últimos com a designação Pure Print, onde a reavaliação da gravura tradicional se articula com os novos contextos da auto-edição em português: do contínuo exercício de criação de cartazes em parceria com designers, à criação de livros de artista em projetos editoriais coletivos concorridos por convites a vários autores.  A sua atividade como investigadora na área da gravura inclui a participação e coordenação de três projetos pluridisciplinares da UP destinados à investigação da impressão em suportes não convencionais, e otimização de substratos para impressão (cimento, vidro). Tais projetos envolveram parcerias com outras áreas (Engenharia: ISEP; Arquitetura: FAUP) e com a indústria do vidro e betão (Sika, Cencal). Os projetos mais recentes incluem um reconhecimento de processos, metodologias e suportes fotomecânicos compatíveis com espaços oficinais  de produção e aplicação da gravura rudimentares.
A sua atividade artística está centrada na prática da impressão em litografia e questões de exploração do tempo, tecnologias de impressão e paisagem, com especial interesse pela transgressão da imagem fotográfica pelos processos fotomecânicos de reprodução da imagem e sua apropriação no contexto artístico.

 


PAULO LUÍS ALMEIDA

Paulo Luís Almeida é Professor Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigador no I2ADS. Doutorou-se na Universidad del País Vasco em 2009, como bolseiro da FCT, com a tese intitulada ‘La Dimensión Performativa de la Práctica Pictórica – Transferencias-de-Uso entre Campos Performativos’, um estudo sobre as interferências entre processos pictóricos e processos performativos.
Há uns anos atrás começou a realizar pequenas ações como forma de análise das micronarrativas do quotidiano. Percebeu então que o desenho poderia ser usado como documento e auto-ficção destes atos performativos, evitando assim a exposição pública ou a impossibilidade da sua realização; que o desenho podia ser outra forma de pensar, intervir, visualizar e reconstituir a experiência do ato performativo, como ação diferida.
Esta relação entre desenho e contextos performativos é o fundamento do seu trabalho artístico e de investigação, um ensaio visual e crítico sobre o desenho como estratégia para representar a ação – enquanto processo, instrução ou documento – e como instrumento de intervenção direta em contexto perfor­mativo.
O trabalho artístico, que se desdobra em desenho, pintura e performance, resulta de noções muito simples: a noção narrativa de prova; o deslocamento entre gestos quotidianos e processos de desenho; a transferência entre a ação e a imagem.
Projetos recentes incluem Cúmulo-Nimbo (Lugar do Desenho, 2014), Entre o Céu e a Terra (Extéril, 2014), History-MyStory (Oliva Rewind Drawing, 2013) e o projeto Aigua/Água (Universidade do Porto/Uni­versidad de Barcelona, 2012).
Tem publicado e apresentado os resultados do seu trabalho em vários artigos, encontros e conferências:
Almeida, P.L.; Duarte, M.B; Barbosa, J.M. (2013). Drawing in the University Today. Porto: FBAUP/I2ADS. ISBN 978-989-97856-6-3.
Almeida, Paulo Luís (2013). “Desenho Protocolar: Inscrevendo a acção, a partir de Gunter Brus”. In PSIAX, 2, série II, Porto.
Almeida, Paulo Luís (2013). “History, Mystory – Artist Statment”. In Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory (2013). Oliva Rewind Fine Arts. S. João da Madeira: CMSJM. ISBN 978-972-9148-33-0.
Almeida, Paulo Luís (2014). “Gestos Líquidos: Duas proposições sobre imaginação material”. In Ferreira, António Quadros; Corbella, Domenic (Eds). AIGUA/ÁGUA. Porto/Barcelona: FBAUP/I2ADS e Universidad de Barcelona.
Almeida, Paulo Luís (2013). “Desenhar entre o Arquivo e o Repertório: Notas para um Entendimento do Desenho Para Além da História”. In Faria, Nuno (2013) Cadernos CIAJG – Encontros para Além da História. Guimarães: CIAJG, ISBN 979-989-98505-2-1.
“Acting Pictures, Picturing Action”. Comunicação apresentada no Symposium Thinking Through Drawing 2013 / Drawing Research Network conference 2013. New York: Columbia University – Teachers College.
“Can We Trust Our Gestures?”. Comunicação apresentada na Drawing Research Network Conference 2012. Longhsborough: Longhsborough University, September 2012.

 


user-avatar-pic (2)PEDRO MAIA

Pedro Maia é Professor Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigador no I2ADS. Doutorou-se na FBAUP com especialização na Universitat de Barcelona em 2010, como bolseiro da FCT e realizou o Mestrado em Pintura na University of Massachusetts, E.U.A. em 1990, como bolseiro Fullbright, Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
O projeto que deu origem ao seu doutoramento, Máquinas de Desenho e a Representação da Realidade – O Mundo visto por uma Janela, consistiu no estudo das especificidades tecnológicas dos dispositivos de desenho (séculos XV a XIX) e, através da ideia de ruído, para as suas respetivas implicações na produção de imagens.
Nos últimos cinco anos tem desenvolvido a sua atividade artística na área da fotografia, na edição digital e no vídeo com um interesse particular no conceito de ruído associado à ideia de apropriação.
Projetos recentes incluem: Glimpse – The Art of Dying, com Carolina Morais Fonseca (coreografia e dança) e Hamidreza Maleki (música), Theaterlab, Nova Iorque, E.U.A. (vídeo e imagem) (2015); Under the Skin, Galeria Adorna Corações, Porto (fotografia), (2015) After-lapse, Galeria Exteril, Porto (vídeo).

 


user-avatar-pic (1)SÍLVIA SIMOES

Sílvia Simões é Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da FBAUP e Investigadora no I2ADS. Doutorada na FBAUP em 2013 com a tese “Perspetivas do Ensino Artístico Face aos Desafios da Tecnologia Digital. O ensino do desenho: do atelier à rede.” Graduada pela Universidad Politécnica de Valência em 2006 em “Técnicas del dibuxo”. Mestre em Artes Digitais e Multimédia, pela Universidade Católica do Porto, em 2001. Licenciada em Pintura pela FBAUP em 1998. Foi bolseira da FCT entre 2008 e 2012 e bolseira da FLAD em 2013.
Como artista cruzas várias práticas na realização dos seus projetos. A paisagem é um dos temas recorrentes no seu trabalho. O desenho, a pintura e a fotografia são os meios que traduzem e reconstroem elementos encontrados na paisagem, numa aproximação ao pormenor que recorre a fatores de zoom para a sua perceção e memória, complementando a narrativa onde os registos gráficos ensaiam um “estar dentro” do lugar. Esta condição arqueológica da sua prática, fundamentada na organização e catalogação das imagens que sobrevivem na memória das paisagens que percorre, constrói o seu sentido em processos de montagem e de camadas, onde se revela o jogo de aceitação e rejeição das opções que configura a memória das paisagens.
Realizou várias exposições individuais e coletivas de que se destacam: “Despojos de uma memória Futura” (Laboratório das artes, Guimarães, 2014); “Remote Natura” (Galeria Fernando Santos, Porto, 2014); “Várias hipóteses para a mesma coisa-revisitada” (WeArt Agency, Aveiro, 2012); “Cinco séculos de Desenho na Coleção da FBAUP” (Museu Soares dos Reis, Porto, 2012); “Outras Paisagens 2.1” (Galeria Fuga pela Escada, Guimarães, 2007).
A sua investigação, que se debruça sobre os métodos e práticas de investigação no desenho e processos artísticos, tem sido apresentada, entre outros, nas seguintes publicações:
Simões, Sílvia (2013). “Research, through and from the drawing in learning context”. in Proceedings of the Drawing Research Network 2013 Conference / Thinking Through Drawing Seminar. New York: Teachers College, Columbia University;
Simões, Sílvia (2013). “Research, trough, into and from the art in digital Age”. Istambul: EERA, European Educational Research Association.
Foi também distinguida enquanto artista e investigadora com os seguintes prémios: Prémio Excelência pelo Doutoramento, FBAUP (2013); Menção Honrosa Bienal de Pintura de Penafiel (2000, 2001) e o prémio de Melhor Aluno do Curso de Pintura (1998).

 


O curso tem um Programa Regular de Artistas, Designers e Professores Convidados que nos últimos anos incluiu:

Ad Stijnman, Gravador, Leyden University, Museum Boijmans Van Beuningen at Rotterdam (NL)
Aleksandra Janik, Artista Plástica, Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Wroclaw (PL).
Aleksejs Naumovs, Artista Plástico, Art Academy of Latvia (LA)
Alicja Habisiak-Matczak, Gravadora, Academy of Fine Arts in Łódź ´(PL)
Ana João Romana, Gravadora, ESAP-CR (PT)
Andrew Folan, Dublin College of arts (UK)
Carmen Hidalgo de Cisneros Wilckens, Artista Visual, Universidad Complutense de Madrid (ES)
Chris Nowicki, Gravador, Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Wroclaw, (PL)
Davide Antolini, Artista Plástico, Accademia di Belle Arti di Verona (IT)
Diogo Tudela, Artista Plástico, Universidade Católica (PT)
Eduardo Salavisa, Reporter Gráfico, Editor de “Diário de Viagens” (PT)
Esin Küçükbiçmen, Artista Plástica, Anadolu University (CH)
Francisco Providência, Designer, Universidade de Aveiro (PT)
Guntars Sietiņš,  Gravador e Designer, Art Academy of Latvia (LA)
Hugo Besard, Gravador,  ARTESIS PLANTIJN University College of Antwerp (NL)
Jacek Szewczyk, Artista Plástico, Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Wroclaw (PL).
Janis Murovskis, Artista Plástico, Art Academy of Latvia (LA)
Javier Pérez Iglesias,  Diretor da Biblioteca FBA, Universidad Complutense de Madrid (ES).
Joana & Mariana, Designers (PT)
Joana Maria Pereira, Artista Plástica, Doutoranda Royal College of Arts (PT)
João Catarino, Ilustrador, Ar.Co (PT)
João Fiadeiro, Coreógrafo, Diretor do Atelier Real (PT)
Jonathan Uliel Saldanha, Artista Sonoro e Plástico (PT)
Júlio Dolbeth, Ilustrador e Designer, Universidade do Porto (PT)
Jurgis Balys Bernatonis, Gravador, Vilnius Art Academy (LT)
Karen Lacroix, Ilustradora, Designer e Editora de Uncanny Editions (UK)
Kazimierz Pawlak,  Artista Plástico, Academy of Fine Arts and Design in Wroclaw (PL)[/one_half]
Kristaps Zarins, Artista Plástico, Art Academy of Latvia (LA)
Kyung Hwa Shon, Artista Plástica, doutoranda no Royal College of Arts London (UK)
Lennart Mänd, Head of Department of Leather Art, Estonian Academy  of Arts (EE)
Luce Delhove, Artista Plástca, Academy of Fine Arts in Milan (BE)
Magdalena Hlawacz, Artista Plástica (PL)
Malgorzata Warlikowska, Artista Plástica, Academy of Art and Design in Wrocław (PL)
Mar Mendoza Urgal, Artista Plástica, Universidad Complutense de Madrid (ES)
Marcos Rizolli, Crítico de Arte e Artista Plástico, Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (BR)
Mare Saare, Artista Plástica, Estonian Academy of Arts (EE)
Mário Américo, Pintor, Universidade do Porto (PT)
Marta Aguilar Moreno, Artista Visual, Universidad Complutense de Madrid (ES)
Matas Jonas Dūda, Gravador, Vilnius Academy of Arts (LT)
Naoji Ishiyama, Gravador, (FI)
Nedda Bonini, Artista Plástico, Accademia di Belle Arti de Bologna (IT)
Nobuhiko Numazaki, Gravador, Academy of Fine Arts Vienna (JP)
Norberto Stori, Artista Plástico, Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (BR)
Paulo Freire de Almeida, Artista Plástico, Universidade do Minho (PT)
Pedro Salgado, Ilustrador Cientifico, Universidade de Lisboa (PT)
Peter Bosteels, Gravador, ARTESIS PLANTIJN University College of Antwerp (NL)
Philip Cabau, Arquiteto, ESAD-Caldas da Rainha (PT)
Regina Lara Silveira Mello, Artista Plástica, Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (BR)
Rui Neto, Arquiteto (PT)
Rui Santos, Ilustrador e Designer, Universidade do Porto (PT)
Sean Caulfield, Gravador, University of Alberta (UK)
Victoria Rabal, Artista Plástica, Diretora do Museu Molí Paperer de Capellades (ES)
Vítor Silva Cravo, Artista Plástico, Universidade do Porto (PT)
Wilma Lok, Artista Plástica, Accademia di Belle Arti  in Perugia (NL)
Yuriko Miyoshi, Gravadora (JP)